Como andar de wake?

Wakeboard o esporte aquático praticado sobre uma prancha em que a pessoa é rebocada por um barco, através de um cabo e um manete.
Fonte: ABW

Aproveitando as duas ondas deixadas pela lancha, o atleta executa manobras enquanto é puxado, saltando de um lado para o outro.

Para andar de wake é necessário uma lancha e alguns equipamentos específicos: prancha com botas, colete salva-vidas, cabo e manete – também conhecido como handle.

Os lugares mais recomendados para a prática do esporte são represas, lagos e canais – locais abrigados do vento, onde a superfície da água é a mais lisa possível.

Cable Parks:

É possível praticar o wakeboard sem o auxílio de um barco. O Cable Park é um sistema de torres e de cabos montados nas margens,  movidos por energia elétrica, permitindo ao atleta ser puxado ao redor de um lago com obstáculos e rampas.

Há aproximadamente 1 mês, a Sea-Doo patrocinou um super evento de wakeskate no Naga Cable Park em Jaguariúna/SP.

Mais informações, neste post.

Publicado em BRP Sea-Doo Com a tag , , , , , |

Sea-Doo Spark é destaque entre as motos aquáticas do Rio Boat Show

Acessível, lançamento da marca canadense promete chamar atenção no estande dos produtos que levam a assinatura da BRP.
Fonte: Mundo Press

O Sea-Doo Spark será destaque entre as motos aquáticas do Rio Boat Show, de 9 a 15 de abril na Marina da Glória, Rio de Janeiro (RJ). O lançamento da marca canadense é o modelo mais acessível do mercado e promete chamar a atenção do público no estande dos produtos que levam a assinatura da BRP. Além das motos aquáticas Sea-Doo, estarão expostos os consagrados motores de popa da Evinrude e os veículos da Can-Am para ambientes off-road e estrada (quadriciclos, UTVs e roadsters).

“O Spark chegou para revolucionar o segmento de motos aquáticas e certamente será o centro das atenções em nosso estande no Rio Boat Show. O produto impressiona pela qualidade, já que apresenta design e tecnologia característicos da Sea-Doo, e principalmente pela relação custo-benefício. O preço do Spark é extremamente acessível, o que possibilita adquirir um Sea-Doo novo por um preço de um usado”, comentou Fernando Alves, gerente comercial regional da BRP no Brasil. O Spark tem preço sugerido a partir de R$ 22.899,00.

“Por ser a moto aquática do momento, o Spark nos traz a expectativa de triplicar as vendas da categoria – e queremos atingir este sucesso com a nossa participação no Rio Boat Show”, continuou Alves, ressaltando que a moto aquática possui versão de dois e de três lugares. “O Spark de três lugares possui motor 900 HO que já vem com o iBR, sistema de freio e reverso exclusivo da marca”, lembrou.

Nas duas versões, o Spark manteve a proposta de ser uma embarcação extremamente leve – tanto que a versão para três pessoas pesa apenas impressionantes 191 quilos. O número inspirou uma ação promocional que poderá render brindes aos participantes no estande da BRP. “Teremos um totem com uma balança. O trio de pessoas que conseguir compor o peso exato de 191 quilos irá ganhar brindes exclusivos”, antecipou Bruno Arakaki, do marketing da Sea-Doo.

O espaço dos produtos BRP tem 196 m² e está localizado no piso superior do salão náutico, que realiza a sua 17ª edição. O atendimento ao público será feito pelas equipes da Kadu Marine e da Quadricenter, concessionárias dos produtos BRP no Estado do Rio de Janeiro.

Publicado em BRP Sea-Doo Com a tag , , , , , , , , |

Jet Adventure agita as águas de Ilha Comprida/SP neste final de semana

Os fãs das motos aquáticas estão em contagem regressiva para o Jet Adventure, marcado para este final de semana em Ilha Comprida, litoral sul de São Paulo.
Fonte: Mundo Press

Foto: Gaspar Nóbrega / Mundo Press

A primeira edição do evento promete agitar as águas da estância balneária com passeios e apresentações de Freestyle e de Flyboard (veja a programação abaixo).

Os passeios irão do Sul ao Norte da ilha, sendo que a expectativa é reunir 50 motos aquáticas, além de barcos de apoio. As apresentações de Freestyle serão comandadas pelo experiente piloto Salvador Tomirotti, o Toco. Já as sessões de Flyboard irão surpreender o público, pois o equipamento, quando conectado a uma moto aquática, proporciona que uma pessoa “voe” até 10 metros impulsionada por jatos d’água. A base do evento será em frente ao Iate Park Hotel.

“Ilha Comprida oferece navegação por canal e mar aberto, é bastante estratégica para o uso de motos aquáticas. Isso sem contar a natureza, que é muito exuberante, por isso a cidade tem sido cada vez mais roteiro dos fãs das atividades náuticas. Quem não conhece, certamente precisa conhecer”, disse Paulino Alvarez, o Kilha, presidente da Associação Nacional de Esportes e Moto Aquática (Anema), organizadora do evento. “Nosso objetivo é realizar o Jet Adventure anualmente”, concluiu.

O Jet Adventure Ilha Comprida é realizado pela Associação Nacional de Esportes e Moto Aquática (Anema) e conta com o patrocínio de Prefeitura Municipal de Ilha Comprida, Iate Park Hotel e Marina Barrera. Para mais informações, os contatos são o telefone 13 3842-7029 (com Cristiane) e o e-mail kilha@anema.com.br.

Programação – Jet Adventure Ilha Comprida

Sábado – 5/4
10h – Passeio
15h – Apresentação de Freestyle
16h – Apresentação de Flyboard

Domingo – 6/4
9h – Passeio
13h – Gincana
15h – Apresentação de Freestyle

Publicado em BRP Sea-Doo, Jet Tour Sea-Doo, Sea-Doo jet Com a tag , , , , , , , |

Conheça a Ilha Anchieta, patrimônio histórico-cultural em Ubatuba/SP.

A Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do litoral de São Paulo, com 828 hectares é um dos principais atrativos turísticos do Município de Ubatuba.
Fonte: www.ilhaanchieta.com.br

Protegida após a criação do Parque Estadual da Ilha Anchieta, proporciona aos visitantes um grande espetáculo da natureza, onde se encontra um pouco da história do Brasil. Antigamente habitada por índios, até o início do século XIX, ficou conhecida como Terra de Cunhambebe, pelo chefe da Confederação dos Tamoios. Batizada pelos colonizadores como a Ilha dos Porcos, em 1904 teve nela instalada uma colônia correcional, posteriormente transformada em presídio político, desativado  em 1955, após intensas rebeliões carcerárias.

Seu nome foi mudado para Ilha Anchieta em 1934, em homenagem ao quarto centenário do nascimento do Padre José de Anchieta. A ilha ficou praticamente abandonada até 29 de março de 1977, quando foi criado o Parque Estadual da Ilha Anchieta, atualmente integrado à rede de Unidades de Conservação é administrado pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo. Além de proteger as riquezas naturais, preserva um rico patrimônio histórico-cultural, representado pelas ruínas do presídio e suas instalações.

A Ilha Anchieta é um dos locais mais procurados pelos turistas em Ubatuba, onde se pode desfrutar do belo visual da Mata Atlântica composto pela vegetação, praias, trilhas ecológicas, passeios pelas ruínas e um dos melhores pontos para a prática de mergulho no Brasil.

Praia do Presídio
Entre as principais praias, a Praia do Presídio localizada no Parque Estadual da Ilha Anchieta, revive a história da Ilha, eternizada pelas ruínas do presídio erguido sobre suas areias no começo do século XX. Nela também está localizada a administração do Parque com atracadouro e uma base do Projeto Tamar. Suas águas límpidas e tranquilas são propícias para receber as mais variadas embarcações atraindo turistas e pesquisadores.

Trilhas

Além de proporcionar um visual deslumbrante, a Ilha possui trilhas que proporcionam um imperdível contato com a Mata Atlântica e suas praias. Ao desembarcar, o turista encontra monitores credenciados que acompanham os grupos.
Algumas recomendações para se preparar para a aventura:

Alimentação: água, barra de cereal, lanche e restaurante na ilha.
Vestuário: bermuda, calçado apropriado e boné.
Acessórios / Equipamentos: repelente, protetor solar, óculos de sol, máquina fotográfica e mochila.

Trilha do Saco Grande
A caminhada começa na Praia do Presídio percorrendo uma área direcionada a estudos e pesquisas, seguindo em direção ao antigo Quartel. Ao final da trilha, no costão rochoso há um mirante onde se avistam as ilhas da região e o mar aberto. Em dias claros, é possível observar as tartarugas marinhas em seu habitat. Na volta, não deixe de se refrescar na Ducha do Maneco, reservada aos que fazem o passeio.

Trilha da Praia do Sul
O caminho antigamente utilizado pelos pescadores e moradores da região, hoje conta com uma trilha documentada da Mata Atlântica, como restinga, lendas, histórias e grande variedade de fauna.

No percurso há um mirante com vista sensacional para toda a enseada das Palmas. Ao chegar à praia paradisíaca, encontramos os pescadores tradicionais. A Praia do Sul, com suas águas cristalinas e abundante vida marinha, é um convite para um mergulho.

Publicado em BRP Sea-Doo Com a tag , , , , , , |

Rio Boat Show 2014

Entre 9 e 15 de abril, o Rio Boat Show 2014 vai reunir lanchas, veleiros, iates, motos aquáticas, motores para barcos e muitos outros acessórios, equipamentos e serviços náuticos na Marina da Glória.

Conheça de perto as motos aquáticas SEA-DOO e o novo #SeaDooSpark, que revolucionou o mercado náutico brasileiro!

Aproveite para conferir a programação de Palestras:

9 de abril
Tudo sobre barcos e motores
19h – Dicas para comprar o barco certo – Marcio Dottori

10 de abril
Tecnologia de construção em fibra
19h – Manutenção em motores de popa – Marcelo Franco (Yamaha Motor)
19h30 – Como tirar o máximo do seu motor de centro-rabeta a gasolina – Ricardo Pessoa (Mercury Marine)
20h – O que fazer se o seu motor parar – Ricardo Aragão (BRP)
20h30 – Cuidados básicos com motores a diesel – Luís Felipe Mello (Volvo Penta)

11 de abril
Construção de barcos
19h – Como construir seu próprio barco – Jorge Nasseh (Barracuda)

12 de abril
Sabadão da vela
18h – Velejando em casal para a África – Philippe e Frédérique (Veleiro Kilimandjaro)
19h – É proibido morar em barco – Zé Paulo (escritor)
20h – De veleiro para a Antártica – Aleixo Belov (Veleiro Fraternidade)
21h – Uma mulher, um veleiro e quatro oceanos – Izabel Pimentel (Veleiro Dom)

13 de abril
Mergulho: Apneia e Foto Sub
19h – Riscos na pesca sub – Diego Santiago (tetracampeão de pesca submarina)
20h30 – FOTO SUB: dificuldades e técnicas – Ary Amarante (fotógrafo)

Serviço
Horário: Das 15h às 22h, no dia 9 de abril;
Das 14h às 22h, nos dias 10, 11, 14 e 15 de abril;
Das 12h às 22h, nos dias 12 e 13 de abril.
Local: Marina da Glória
Endereço: Av. Infante D. Henrique s/n – Glória, Rio de Janeiro
Site: www.rioboatshow.com.br
Ingresso: R$ 40,00 (inteira);
R$ 20,00 (idosos com mais de 65 anos);
R$ 1,00 (PNE);
Gratuito para crianças até 1 metro de altura.

Publicado em BRP Sea-Doo Com a tag , , , , , |

Jet Adventure navega pelas belezas de Ilha Comprida (SP)

Evento convoca fãs das motos aquáticas para passeios e atrações imperdíveis nos dias 5 e 6 de abril.

Foto: Gaspar Nóbrega / Mundo Press

O Jet Adventure navega pelas belezas ímpares de Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo, nos dias 5 e 6 de abril. A primeira edição do evento convoca os fãs das motos aquáticas para atrações imperdíveis, a começar pelos passeios, que irão explorar a ilha de Norte a Sul. A programação inclui ainda gincana e apresentações de Flyboard e de Freestyle, sendo que a base das atividades será em frente ao Iate Park Hotel.

“A expectativa é grande para a primeira edição do Jet Adventure”, comentou Ric Ragni, secretário de esportes de Ilha Comprida. “O público que comparecer certamente irá gostar bastante. A natureza da região proporciona diversas opções de passeios para motos aquáticas. Estamos cercados por águas e queremos divulgar as diversas formas de lazer e esporte que a cidade oferece”, continuou.

O Jet Adventure programou passeios monitorados para os dois dias de evento, com saídas às 10h no sábado e às 9h no domingo. Porém, os roteiros serão bastante distintos. “No primeiro dia, iremos para o sul sentido Trincheira, podendo avistar a Ilha do Cardoso e Cananéia. É bastante comum a presença de botos no local e será um passeio muito bonito. Já no domingo, o destino será o outro extremo da ilha, no lado Norte, com mais paisagens incríveis no caminho”, finalizou Ragni.

O Jet Adventure Ilha Comprida é realizado pela Associação Nacional de Esportes e Moto Aquática (Anema) e conta com o patrocínio de Prefeitura Municipal de Ilha Comprida, Iate Park Hotel e Marina Barrera. Para mais informações, o contato é o e-mail kilha@anema.com.br.

Programação – Jet Adventure Ilha Comprida
Sábado – 5/4
10h – Passeio
15h – Apresentação de Freestyle
16h – Apresentação de Flyboard

Domingo – 6/4
9h – Passeio
13h – Gincana
15h – Apresentação de Freestyle

Publicado em Jet Tour Sea-Doo Com a tag , , , , , , |

Sea-Doo marca presença no Aloha Spirit Festival 2014 em Ilhabela

Co-patrocinadora do evento, marca canadense promove passeio náutico e test drive com motos aquáticas no litoral paulista.
Fonte: www.mundopress.com.br/

O Aloha Spirit Festival é uma celebração aos esportes aquáticos e a Sea-Doo garantiu forte presença como co-patrocinadora do evento, que será realizado de 28 a 30 de março em Ilhabela (SP). A marca canadense promoverá test drive com as suas motos aquáticas em todos os dias da programação, além uma edição especial do Jet Tour Sea-Doo no sábado, às 10h30.

O passeio direcionado a proprietários de todas as marcas de motos aquáticas também irá receber barcos equipados com motores Evinrude na frota, que irá explorar as belezas da região. A base das atividades será a Praia do Perequê, sendo que o Jet Tour inclui parada na Praia do Bonete e almoço na Praia do Curral. Direcionado a condutores com habilitação náutica, o test drive das máquinas canadenses será realizado nos seguintes horários: na sexta-feira, das 14h às 17h; e no sábado e no domingo, das 10h às 17h.

“A nossa expectativa para o final de semana é grande. Ilhabela é um ponto bastante conhecido no meio náutico e muita gente deve vir também para o Aloha Spirit Festival”, comentou Alexandre Cardoso, gerente da Celmar Boats, concessionária BRP na região, que coordena a programação da Sea-Doo no evento. Para efetuar a inscrição no passeio ou no test drive, os interessados devem entrar em contato com a equipe da Celmar Boats no telefone (12) 3886-6100.

Esta será a sexta edição do Aloha Spirit Festival, que estima a participação de mais de três mil atletas no circuito – o qual em 2014 também inclui etapas no Rio de Janeiro e Espírito Santo. As modalidades envolvidas são canoa havaiana, natação, paddleboard, stand up paddle e surfski, sendo que a Sea-Doo disponibilizou três motos aquáticas para auxiliar no resgate de atletas durante as provas e atividades na água. Saiba mais sobre o evento e confira a programação completa no site oficial: www.alohaspirit.com.br

Publicado em BRP Sea-Doo, Jet Tour Sea-Doo, Sea-Doo jet Com a tag , , , , , , , |

Prática de Stand UP Paddle exige cuidados de segurança

O atleta Ricardo Machion dá dicas para quem quer praticar o esporte sem risco de acidente.
Fonte: www.webventure.com.br/h/noticias/pratica-de-stand-up-exige-cuidados-de-seguranca-/32979

Foto: Divulgação Aloha Spirit 2013

O Stand UP Paddle virou moda no Brasil. O esporte é conhecido por ser acessível às pessoas de todas as idades e não exigir muito preparo físico em águas paradas. Mas como todo esporte, alguns cuidados são necessários para garantir a segurança do atleta.
Ricardo Machion surfa há 26 anos e pratica o Stand Up Paddle há mais ou menos seis. O atleta também já trabalhou na produção de um dos maiores eventos relacionados ao esporte do Brasil.
Segundo ele, alguns dos cuidados iniciais para quem vai começar a praticar o esporte são procurar uma escola habilitada para ser acompanhado por um instrutor e certificar se todos os equipamentos de segurança estão à disposição.
Quando o iniciante começa por si só, sem qualquer conhecimento de água, corre o risco de sair remando sem o leash (cordinha) e sem colete. Se ele cair da prancha, uma corrente formada pelo vento pode afastar seu equipamento e causar afogamento.” afirma Ricardo.
Tanto no mar, quanto na água parada os equipamentos básicos são de suma importância: colete, leash, hidratação, boné de cor chamativa e, quando necessário, um telefone celular, independente do nível do praticante.
No mar, é importante que o remador esteja dentro da área de recreação, ou seja, até a linha de arrebentação, sempre longe de qualquer tipo de embarcação.
A prancha de Stand Up Paddle, apesar de grande, em geral é bastante leve, então ao contrário do que se imagina, uma forte rajada de vento pode derrubar o remador e arrastá-lo a uma velocidade muito grande. Por isso o leash e o colete são importantíssimos” afirma Ricardo. Para o atleta, também é necessário entender conceitos básicos sobre corrente oceânica, boias de sinalização e incidência de ventos e correntes na área.
Existem diversos tipos de pranchas e remos, algumas são ideais para surfar e outras para remada oceânica. Já os remos devem ser escolhidos de acordo com a modalidade. “Um remo menor para longas distâncias pode causar dores lombares, com um grande demais, as dores serão nos ombros” conta Ricardo.
Para quem pretende remar longas distâncias o essencial é o planejamento, além de todo o equipamento. “O remador precisa considerar que o tempo poderá mudar nas primeiras horas de sua remada e usar prancha adequada para que consiga um bom desempenho e não sofra exaustão” orienta Ricardo.
Também é importante não se esquecer da hidratação, de se proteger do sol e, principalmente, ter um auxílio visual para socorro, como vestimentas que chamem a atenção.
Publicado em BRP Sea-Doo, Sea-Doo jet Com a tag , , , , , |

Aloha Spirit Festival 2014

O Aloha Spirit é considerado o maior evento de esportes aquáticos no Brasil, com um formato muito conhecido em países como Hawaii, Nova Zelândia e Austrália.
Fonte: www.alohaspirit.com.br

Em seu sexto ano de vida, o Aloha Spirit Festival 2014 promove um encontro entre os melhores atletas do Brasil, nas modalidades: canoa havaiana, natação, paddleboard, stand up paddle, surfski, dos mais diferentes níveis e regiões.

Com co-patrocínio da SEA-DOO, serão realizadas etapas em São Paulo (Ilhabela, nos dias 28,29 e 30 de Março), Rio de Janeiro (Niterói, nos dias 23, 24 e 25 de Maio) e Espírito Santo (Vitória, nos dias 12, 13 e 14 de Setembro).

Cada uma das etapas respeitará o mesmo cronograma para todas as categorias, respeitando as mesmas distâncias e atrações, dentro de uma super arena.

Cronograma – Confira no site oficial clicando aqui.

Shows:
Em cada etapa do Aloha Spirit serão apresentados shows musicais, com grandes bandas ou cantores, todas abertas ao público em horário “Sunset” (final de tarde), ou à noite, durante a festa Aloha Spirit.

Cine Outdoor:
Em cada uma das etapas, será montado o Cine Aloha Spirit, uma sessão de cinema na praia, aberta ao público, com a apresentação de filmes esportivos temáticos. Leve a sua cadeira de praia e aproveite. (Confira os horários no Cronograma oficial).

Publicado em BRP Sea-Doo, Sea-Doo jet Com a tag , , , , , , , , , |

BRP patrocina Red Bull Wake Premiere

Evento reúne feras nacionais e internacionais do wakeboard para manobras alucinantes no interior paulista.
Da Assessoria de Imprensa

Neste sábado, o Red Bull Wake Premiere promete marcar a memória dos fãs de wakeboard no país. Patrocinado pela BRP, fabricante das motos aquáticas Sea-Doo, o Red Bull Wake Premiere estreia novo obstáculo no Naga Cable Park, em Jaguariúna (SP), com promessa de manobras alucinantes executadas por alguns dos melhores atletas da modalidade no Brasil e no mundo.

A principal aposta nacional surpreende ao fazer o talento sobrepor a pouca idade. Pedro Caldas, que celebrará seu 14º aniversário, será desafiado e julgado por suas performances em sliders e kickers, posicionados na primeira reta do lago principal do Naga.

A festa continua com a inauguração do mais novo obstáculo, considerado um dos mais difíceis de ser ultrapassados aqui no Brasil, Rooftop Step Up, uma espécie de corrimão com um grande degrau, que promete garantir toda adrenalina da torcida. Além deste, os participantes terão que mostrar suas habilidades no Rainbow Transfer Box e em dois Kickers. Serão 14 wakeboarders brasileiros e um sueco, Matthias Hoppe, todos dispostos a acabar com a festinha de Pedro.

A torcida está com o aniversariante que, no ano passado, ficou com a quarta colocação. Esse ano, Pedrinho promete surpreender e vir com toda força!

Red Bull Wake Premiere
Data: Sábado, 22/03 das 10h às 18h (Categoria PRO a partir das 18h)

Categorias: Iniciante, Feminino, Wakeskate, Intermediário, Avançado e Profissional

Local: Naga Cable Park, em Jaguariúna (SP)

Ingressos: R$ 30,00 por pessoa

Fonte: http://www.cenasurf.com.br/red-bull-wake-premiere-naga-cable-parkjaguariuna-sp/

Publicado em BRP Sea-Doo, Sea-Doo jet Com a tag , , , , , , |